quinta-feira, 4 de novembro de 2010

“II Encontro de Enfermagem e Segurança do Paciente”

O Pólo de Ribeirão Preto da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente, estará promovendo no dia no dia 03 de dezembro de 2010 o “II Encontro de Enfermagem e Segurança do Paciente”. No Anfiteatro do Centro Universitário Barão de Mauá em Ribeirão Preto – SP.
Com a participação de pessoas que irão abordar temas de destaque nos dias atuais, relacionados a Segurança do Paciente.
Façam suas inscrições através do link: http://www2.eerp.usp.br/palestras/segurancadopaciente2010/

Reunião REBRAENSP- RN

Convidamos para reunião da REBRAENSP Pólo RN

DATA: 23/11/2010

Horário: 16h00


Pauta: Discussão de estratégias para a meta de Identificação de Pacientes


Local: Auditório do SAMU Natal - Avenida dos Potiguares, nº 300 - esquina com a Avenida Nascimento de Castro
 
Anfitriã da reunião: Enfa. Renata de Lima Pessoa

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

REBRAENSP - Pólo Rio Grande do Norte


Por: Camila Dannyelle Fernandes Dutra Pereira, Joyce Laíse da Silva Ribeiro, Liva Gurgel Guerra Fernandes, Priscilla Delfino de Medeiros e Stephanie Barbosa de Medeiros.

Segurança do paciente é uma questão de grande relevância e a enfermagem tem papel essencial para tornar o cuidado mais seguro e menos arriscado.
Diante do contexto que cerca a "Segurança do Paciente", foi apresentado pela Professora Doutora Francis Solange Vieira Tourinho no dia 21/09/2010, no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL - Natal/RN), o Pólo Rio Grande do Norte da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) durante o "I Seminário de Segurança do Paciente", o qual contou com a participação da Professora Doutora em Enfermagem Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira, professora da Unifesp, Pesquisadora CNPq e assessora da CAPES E Coren-SP.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

COREN-RN promove nesta terça (21) I Seminário sobre Segurança do Paciente

Com o objetivo de difundir conhecimentos, incentivar a pesquisa e a criação de comitês de segurança do paciente em nossas instituições de saúde, o COREN-RN irá promover, nesta terça (21), no auditório do Centro de Ciências da Saúde (auditório da Faculdade de Farmácia), o I Seminário de Segurança do Paciente no RN no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h.

O evento possui vagas direcionadas para Enfermeiros Responsáveis Técnicos, Enfermeiros que atuam na CCHI, técnicos e auxiliares em enfermagem das unidades de saúde de Natal, uma vez que espera que esses profissionais atuem como multiplicadores difundindo os conhecimentos adquiridos durante o seminário.

Para ministrar as conferências do Seminário "Segurança do paciente no século XXI" e "Erros no sistema de saúde", foi convidada a profª Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira – DENF-UNIFESP, especialista no assunto.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Regulamento da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP)

A idéia da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente surgiu a partir da criação da Rede Internacional de Enfermagem e Segurança do Paciente criada em novembro de 2005 em Concepción Chile e a partir de reuniões promovidas pelo Programa de Enfermagem da Unidade dos Recursos Humanos para a Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde. Nessas reuniões foram analisadas as tendências e as prioridades no desenvolvimento da enfermagem na área de Enfermagem e Segurança do Paciente, foram discutidas as prioridades de cooperação técnica e de intercâmbio de informações e necessidades de estudos que fortaleceriam o cuidado de enfermagem, a sua gestão, investigação, informação e educação inicial e na área da enfermagem e segurança do paciente.
Em São Paulo dia 14 de maio de 2008, a rede foi formalmente constituída como forma de potencializar o conhecimento e esforços entre atores comprometidos com o desenvolvimento da área no Brasil permanente.
            Este regulamento tem por finalidade a definição de algumas normas mínimas de funcionamento da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente que servirão para motivar e ordenar sua ação, formalizar e tornar visível a sua existência e dinâmica, facilitar sua ampliação, programação e acompanhamento e  mobilizar apoios nacionais a favor do seu desenvolvimento.
A Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente é a estratégia de articulação e de cooperação técnica entre instituições diretas e indiretamente ligadas à saúde e educação de profissionais em saúde, com o objetivo de fortalecer a assistência de enfermagem segura e com qualidade.

FONTE: Regulamento REBRAENSP